Livros

Psicanálise

Pensando o pensar:
uma introdução a W. R. Bion

1ª edição: 1988
2ª edição revista e ampliada: 1998
Casa do Psicólogo
116 páginas

​Trata-se de uma obra histórica, uma vez que é o primeiro livro sul-americano que discorre livremente sobre Bion, sem apenas citar ou resumir. Resulta da 1ª Tese de Doutorado sobre o autor defendida no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em 1985.

Investigação e psicanálise

Organizado por Maria Emília Lino da Silva
Ano de publicação: 1993
Papirus
171 páginas​
Os ensaios aqui reunidos são de autoria de psicanalistas que, engajados em programas universitários, buscam conciliar o método psicanalítico e o científico; convergência de instituições que retoma a visão freudiana da psicanálise como campo da terapêutica e como método de investigação da experiência humana.

Pensar em psicanálise: Maria Emília Lino da Silva; O método psicanalítico: Luiz Meyer; Que significa “pesquisa” em psicanálise?: Renato Mezan; Psicanálise, uma ciência pósmoderna?: Melany S. Copit e Cecília L. M. Hirchzon; A investigação em psicanálise: exegese, hermenêutica e interpretação: Antonio M. de Rezende; O uso de material clínico na pesquisa psicanalítica: Gilberto Safra; Uma aventura, a tese psicanalítica: Fábio Herrmann entrevistado por Maria Emília Lino da Silva; Pesquisa combinando técnicas projetivas e psicanálise: Ryad Simon.

Literatura

Em busca de um desejo perdido

Ano de publicação: 1999
Escrito sob o pseudônimo de “Hermínia Sinclair”
Flama
119 páginas

​O desejo de nossa vida muitas vezes fica perdido pelo caminho. Queria ser médico, virou enfermeiro ou caixa de banco. Queria viver em Nova York ou Paris e mora em São Bernardo. Queria se casar com X e se casou com Y. Queria… Este livro se dedica, de modo peculiar e variado, a analisar o mecanismo desse “mas”. Utiliza-se de uma teoria psicanalítica, de Melanie Klein, sobre as Posições Esquisoparanóide e Depressiva, mas as transfigura com duas entidades mitológicas muito antigas, Apsou e Abraxas. Vale-se, para isso, de experiências relatadas ou vividas, fazendo um trabalho singular sobre vivências próprias, além de incluir cenas fantásticas. Por isso, a autora considera este livro como uma transição da Psicanálise para a Literatura.

Em breve

O PRÍNCIPE, O SAPO, O COMPANHEIRO
E-book em desenvolvimento

Considerações sobre relacionamentos interpretando estas figuras mitológicas.

Sobre mim

Nasci em Ponta-Porã (MS) , cidade que não conheço. Passei a infância próximo a Cuibá, Mt. Depois nos mudamos  para São Paulo onde me formei psicóloga, mestre e doutora pela USP...

Free WordPress Themes, Free Android Games